Como manter uma rotina de cuidados capilares

Compartilhe essa postagem

Índice da postagem

Os cuidados com os cabelos são uma tarefa diária e cada detalhe conta para garantir fios saudáveis e bonitos. Queremos que nossas madeixas estejam sempre de bem com a gente, mas para isso é preciso se dedicar, afinal sem esforço não há resultados!

Para você que precisa de uma aula de disciplina, entender o que, porque e quando usar os produtos capilares corretos, preparamos um guia básico com dicas e sugestões para você ter uma boa relação com o seu melhor amigo <3 

Porque manter uma rotina de cuidados capilares 

Aquela história de que os cabelos possuem vida própria é real. Assim como nosso organismo, a fibra capilar e o couro cabeludo precisam constantemente repor água, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes para um bom funcionamento. E nossos cabelos também sofrem com diversos efeitos negativos do meio ambiente, doenças e problemas capilares típicos que precisam de atenção.

Outro ponto a ser levado em conta é que esse cuidado do dia a dia tem efeitos progressivos: quanto mais você cuidar, mais suas madeixas vão ficar saudáveis e, consequentemente, mais bonitas e fáceis de arrumar. Mas para que você veja os efeitos benéficos se tornarem realidade, é importante entender o uso dos produtos e também conhecer mais do seu próprio cabelo.

Conhecendo melhor o seu tipo de cabelo

É muito importante você conhecer a fundo o seu cabelo e como ele se comporta. Esse é o primeiro passo para o sucesso, porque uma vez que você entende quais são suas características e comportamentos, você consegue comprar produtos assertivos e próprios para o seu tipo de cabelo, fazendo com que os resultados sejam os melhores possíveis. Usar produtos que não são ideais para as suas madeixas pode gerar consequências negativas para a saúde capilar. 

Você pode consultar a tabela de curvatura, que vai te dizer se seu fio é liso, pouco ou muito ondulado, pouco ou muito cacheado, pouco ou muito crespo ou até mesmo misto. Tendo essa informação já é meio caminho andado, pois cada tipo de cabelo tem suas características próprias e seus cuidados específicos. Agora você precisa perceber o seu cabelo bem de pertinho e se questionar:

Meus cabelos são equilibrados, oleosos, secos ou mistos? São volumosos ou não? Tenho muito frizz? Meus cabelos são claros, escuros, naturais ou tingidos? Faço procedimentos químicos neles? No verão meu cabelo age de um jeito diferente do que no inverno? Meus fios são grossos, finos ou ralos?

Enfim, você precisa acompanhar o comportamento dos seus fios dia a dia para entender a fundo quais fatores são favoráveis ou negativos e o que faz eles ficarem do jeito que te deixa feliz. 

Os produtos básicos e indispensáveis para uma rotina certeira de cuidados capilares

SHAMPOO E CONDICIONADOR

O momento mais importante do seu cuidado capilar é a hora da lavagem, portanto é essencial escolher uma boa dupla de shampoo e condicionador. Não esqueça de escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo e de acordo com o seu objetivo. Provavelmente eles serão os cosméticos mais usados por você (afinal, lavar a cabeça é uma necessidade básica). 

Uma boa pedida é usar um shampoo anti resíduo pelo menos 1 vez ao mês, para uma limpeza mais profunda da fibra capilar e do couro cabeludo. Como esse tipo de produto abre bem as cutículas (ressecando mais o fio), é importante usá-lo só de vez em quando.

MÁSCARAS CAPILARES

As máscaras capilares também entram em cena. Para que o cuidado com os cabelos seja eficaz, você precisa alimentá-los de vez em quando de uma forma mais intensa, sanando problemas específicos, repondo água, lipídios e reparando os danos da fibra causados pelos agentes externos. Aqui, é importante que você saiba qual a necessidade atual dos seus fios para criar um cronograma capilar personalizado com todas as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. 

FINALIZADORES

Outro ponto importante e que merece destaque é o uso de finalizadores. Criar o hábito de usar um creme de pentear, sérum ou leave-in vai deixar seus cabelos hidratados por mais tempo e fáceis de pentear. E o mais importante: a maioria desses produtos já vem com proteção térmica e é de extrema importância proteger os fios do calor excessivo do secador, chapinha e modeladores. 

O calor desidrata muito as células capilares, fazendo com que os cabelos fiquem ressecados e opacos. Além disso, muitos finalizadores também protegem contra os radicais livres através de ativos antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. 

E por último, mas não menos importante, o reparador de pontas. Parece uma bobagem, mas esse é um detalhe que faz toda a diferença! Os reparadores são produtos ideais para suprir a hidratação nas pontas dos cabelos. Eles hidratam profundamente, selam a cutícula e deixam os fios com um aspecto mais saudável e brilhante. Usando progressivamente, você evita as pontas duplas e de quebra seus fios ficam ainda mais protegidos.

Esse é o guia de introdução para uma rotina de cuidados capilares. Quando você se acostumar com ela, pode ir incrementando outros tratamentos e técnicas avançadas, mas o básico do básico é obrigatório!

SUGESTÃO DE PRODUTOS

Compartilhe essa postagem
Recomendamos para você
Receba as nossas atualizações

Se inscreva para receber nossas atualizações e promoções em primeira mão

Entre agora na lista de espera Iremos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu melhor e-mail abaixo.

Menu

Usamos cookies para melhorar sua navegação, exibir conteúdo personalizado e analisar o tráfego. Ao clicar em “Prosseguir”, você concorda com o uso de cookies.

Fale conosco

Buscamos sempre a melhor forma de atender o nosso cliente, por isso possuimos um dos melhores atendimentos do mercado. :)

Fale agora por Whatsapp

O nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 09:00 às 17:00